PASTORAL DO CRISMA
Formação-Crisma-02122015-1280x640.jpg

Aos jovens,

Que gritam ao mundo pelos seus sonhos, lutemos pela nossa igreja, anunciando o evangelho de Jesus Cristo, o sonho de Deus.

 

Cristo nos educa através dos sacramentos e a confirmação faz parte dos sacramentos da iniciação cristã. O batizado é um novo membro a igreja, participante de uma família maior do que possa imaginar. O confirmado completa o batismo, assim o faz perseverante e responsável a renunciar e crer conscientemente à toda comunidade, este recebe o dom do Espírito Santo.

 

De acordo com o catecismo da igreja católica, “pelo sacramento da Confirmação, são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo e deste modo ficam mais estritamente obrigados a difundir e a defender a fé por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo”.

 

Dizemos que o sacramento da crisma é um ato de responsabilidade, o jovem é capaz e tem discernimento de caminhar sozinho a partir dai, pois é ele quem responde sobre sua própria fé.

 

Os jovens são corajosos, diante dos desafios da modernidade, fazem a opção de seguir os ensinamentos de Jesus Cristo; e os padrinhos tem o compromisso de acompanhar, zelar e cuidar dos afilhados; e cada pai é importante como o primeiro catequista, reforçando o papel da família como igreja doméstica.

A pastoral da crisma apoia o jovem na caminhada encorajando e o fortalecendo o crismando para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

Na exortação “Cristo Vive”, Papa Francisco fala “é fácil voar quando não há onde agarrar-se, onde segurar”, por isso família ou comunidade sejamos raízes para esses jovens que iniciam sua caminhada rumo a confirmação de seu batismo. Aos jovens e adultos que já confirmaram a sua fé em Cristo Jesus, a igreja espera pelo seu amor, pelos seus dons disponíveis aos irmãos e pelo seu anúncio assim como os discípulos em Pentecostes.

 

Equipe do Crisma