PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

A Pastoral da Comunicação (PASCOM) pode ser entendida em diversos sentidos, caracterizando- se como uma pastoral com um campo de ação ILIMITADO, pois são muitas as possibilidades de atuação da Pascom.

Podemos entendê-la como um conjunto de ações de comunicação realizadas dentro de uma comunidade eclesial. Não é apenas mais uma pastoral dentro da paróquia ou diocese, mas uma pastoral com vocação para a integração entre as demais pastorais, movimentos e comunidades.

É a comunicação entre as pastorais: luz, ação e desafios. É a pastoral do ser e do estar em comunhão com toda a comunidade.

Diante disso, podemos compreender a Pascom como um eixo transversal na Igreja. Ela ajuda no processo de dinamização da vida paroquial e diocesana através das ações e serviços às demais pastorais, movimentos e comunidades da Igreja.

É a Pascom uma das pastorais que podem auxiliar a Igreja em sua importante e complexa missão de manter-se em diálogo com a sociedade.

A expressão Pastoral da Comunicação, nasce da junção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral.

O universo da comunicação abrange as distintas dimensões da realidade humana, enquanto o universo da pastoral envolve a dimensão sócio eclesial, relacionada aos diferentes ambientes da Igreja em sua missão de evangelizar.

A Pastoral da Comunicação se estrutura a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experiências pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja.

Ao longo dos anos diversos documentos foram publicados e contribuíram para a construção da identidade da Pastoral da Comunicação no Brasil, entre eles:

1) ESTUDO DA CNBB 72 COMUNICAÇÃO E IGREJA NO BRASIL (1994)


2) ESTUDO DA CNBB 75 A IGREJA E A COMUNICAÇÃO RUMO AO NOVO MILÊNIO (1996)

3) DOCUMENTO DA CNBB 59 IGREJA EM COMUNICAÇÃO RUMO AO TERCEIRO MILÊNIO: CONCLUSÕES E COMPROMISSOS (1997)


4) ESTUDO DA CNBB 101 A COMUNICAÇÃO NA VIDA E MISSÃO DA IGREJA NO BRASIL (2011)

 

5) DOCUMENTO DA CNBB 99 DIRETÓRIO DE COMUNICAÇÃO DA IGREJA NO BRASIL (2014)

 

6) ESTUDO DA CNBB 111 ORIENTAÇÕES PASTORAIS PARA AS MÍDIAS CATÓLICAS

SANTUÁRIO

Pároco e Reitor: Pe. Welson O. Nogueira 
Vigário: Pe. Elísio Mello

Fundação: 17 de Outubro de 1970.
Elevação a Santuário: 28/12/2006.

LOCALIZAÇÃO

Rua da Verdade, 269, Vl. Harmonia

Guarulhos/SP - CEP 07061-052

 

FALE CONOSCO

Telefone:  11  2451-5802

Whatsapp: 11 94214-3805

Email: santuariosaojudasguarulhos@gmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2019 Santuário São Judas Tadeu - Diocese de Guarulhos.