top of page
PASTORAL DA LITURGIA
Liturgia 2019.png

Veja a foto nesta página. O grupo que aparece é uma parte da Pastoral da Liturgia da Palavra.

Mas quem são eles? O que fazem na igreja? Como trabalham?

 

Acompanhe agora para saber mais sobre esta pastoral.

Para começar, precisamos saber que a Missa, segundo a Instrução Geral do Missal Romano (IGMR), é dividida em 4 partes principais: Ritos Iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística e Ritos de Conclusão.

 

Como o próprio nome já revela, esta pastoral foca na segunda parte.

A Liturgia da Palavra, durante a missa, é constituída pelas leituras da Sagrada Escritura, o salmo de meditação, o Evangelho, a homilia, a profissão de fé (o Creio) e a oração universal (oração dos fiéis). O anúncio do Evangelho e a homilia são prerrogativas do presidente da celebração e o Creio é manifestação de fé da assembleia reunida.

A Pastoral da Liturgia da Palavra se encarrega do comentário inicial, das leituras que antecedem ao Evangelho, do Salmo Responsorial (quando o Ministério de Música não o fizer)  e das preces da comunidade. São os leitores que sobem ao presbitério e proclamam as leituras durante as Missas.

Esta proclamação é feita de um local muito especial chamada Ambão, que é a Mesa da Palavra.

Um detalhe na frase anterior é importante: os leitores não leem o texto bíblico. Eles proclamam a palavra que vem de Deus. Quando está proclamando as Escrituras, o leitor empresta a sua voz para que a Palavra de Deus chegue ao povo ouvinte. É o próprio Deus que fala através de sua voz. Por isso mesmo as leituras terminam com a aclamação “Palavra do Senhor”.

Para desempenhar seu papel corretamente, o leitor não pode simplesmente chegar na Missa, se dirigir ao ambão e ler o texto bíblico. Para uma atividade adequada e efetiva, o leitor deve:

  1. Entender o que vai proclamar para dar a entonação, as pausas e as ênfases corretas. Isso é preparação que deve ser feita antes da missa.

  2. Ler com voz firme, alta e pausada. Isso é treinamento antes da missa e execução caprichada durante a missa.

Em cada missa de final de semana, são 4 leitores (um comentarista, dois leitores dos textos bíblicos e um precista). E nas missas durante a semana, são 3 leitores em cada celebração.

Quando olhamos para a foto, parece muita gente. Mas o nosso Santuário tem muitas celebrações que contam com a nossa participação. Só no dia 28, dia do padroeiro São Judas Tadeu, são 6 missas (24 leitores!). Ainda bem que somos muitos pois quando muitos dividem o trabalho, ninguém sente o fardo.

Fazemos uma escala mensal para saber, com antecedência, quem vai servir em cada missa e nos comunicamos por meio de um grupo de Whatsapp para divulgar as escalas e para acertar detalhes. Por exemplo, quando alguém não pode atender a uma escala, avisa no grupo e outro leitor substitui.

Dentro dos eixos da comunicação na igreja (Anúncio, Serviço, Diálogo e Testemunho), a Liturgia está classificada no eixo do serviço pois sua missão é proporcionar um ambiente propício ao recebimento da Palavra de Deus.

Ser um leitor na Pastoral da Liturgia da Palavra é um privilégio porque é um chamado de Deus para o serviço.

 

Se você sente este chamado, venha conversar conosco.

Que a Paz de Deus esteja sempre com você.

bottom of page